As nossas descobertas

Na aula de Ciências da Natureza construímos o Bilhete de Identidade dos animais que aparecem na obra Menina do Mar.  

O Pedro e o João estudaram o Caranguejo e o Cavalo Marinho  

A Rita preferiu o golfinho e a Gaivota.  

O Renato escolheu o Búzio.  

O João preferiu a Anémona do mar  

O Miranda ficou com o Peixe.  

O Paulo gostou  da Estrela do Mar  

O Brendo e o Fábio foram pesquisar o Polvo  

Curiosidades   

O polvo

   

 O polvo é da Ordem Octopoda que significa “oito pés”. Por isso, têm oito braços com ventosas à volta da boca.Quando se sente ameaçado , o polvo liberta um jato de tinta que paralisa os órgãos de alguns de alguns predadors e, assim consegue fugir.    

  
 
 
 

Cavalo Marinho

 Os cavalos marinhos gostam de viver nas pradarias marinhas. É muito engraçado usarem a cauda para se agarrarem às plantas! Estas chamam-se Sebas.Dão flor e sementes muito pequeninas. O local onde existem estas plantas chamam-se pradarias marinhas. Uma outra  característica   destes animais está relacionada com a  forma como se reproduzem: depois de uma parada nupcial, em que entrelaçam as caudas, a fêmea deposita os ovos numa bolsa ventral, que o macho possui. Aí se desenvolvem os embriões, durante  três semanas, nascendo depois, com cerca de 1 cm de comprimento e de aspecto muito semelhante aos adultos.   

 

Anêmona do Mar

 A Anêmona  do Mar (Anemonia sulcata) é um animal do fundo do mar que vive presa às rochas. Para conseguir alimentar-se, utiliza os seus tentáculos. As células urticantes que existem nos tentáculos lançam um veneno que paralisa as presas. Todos os animais que se aproximam, acabam por morrer. Contudo, o peixe palhaço consegue resistir. Parece que tem defesas próprias para o veneno!
  

 

Gaivota

A gaivota Argentea (Larus michahellis) encontra-se sem grande dificuldade nos portos de pesca e nas zonas rochosas por todo o país.É nas Berlengas que se encontra a maior colónia de gaivotas-argentea em Portugal.

 
 
 
 
 
 

   

   

   

 

◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊

Numa das aulas de Ciências estivemos a observar ao microscópio o revestimento de alguns seres vivos.

%d bloggers like this: